Desenvolvimento de Aplicações |
MFTD41 - DB2 para zOS - Performance em SQL |
Descrição |
|
|
Prover treinamento em codificação de query SQL enfocando aspectos de performance(DB2 para zOS v11)
|
Conteúdo Programático |
|
-
Visão geral Gráfica dos principais elementos que afetam a performance de aplicativos/ usando acesso via SQL ao DB2.
-
Inserção do DB2 na arquitetura Sysplex do ZOS.
-
Componentes do subsistema DB2
-
Visão geral dos componentes e parâmetros DSNZPARM
-
Ferramentas e relatórios de monitoração do DB2.
-
O BIND e DB2 Optimizer, fatores de influência e custo.
-
Estatísticas utilizadas pelo Optimizer e como influencia-lo.
-
A compreensão das escolhas do Optimizer, PLAN_TABLE e tabelas complementares do explain.
-
Instrumentation Facility e classes de account e statistics.
-
Traces e Performance Reports.
-
Detalhamento de estratégias de acesso e laboratórios com exercicios de fixação.
-
Uso adequado de indices, diversos tipos de indice , fatores de filtro e sua relação com as estatisticas.
-
Diversas sintaxes possíveis no SQL, subqueries, e exercícios de fixação com análise do explain/Plan_Table para compreender as estratégias de acesso escolhidas pelo Optimizer.
-
Estratégias de Locking, compreensão dos processos de acesso a dados, compreensão do negócio e fatores influenciadores para o projeto físico adequado.
-
JOIN de diversas tabelas, ajustes de JOIN e fatores de custo.
-
Top down checklist para busca de potenciais problemas de performance.
-
Técnicas para influenciar Access Path selection.
-
Como influenciar estatísticas e a compreensão do RUSTATS .
-
Dicas de Design de Tabelas e Índices.
-
Dicas de design de transações , aquisição e liberação de recursos e sua influência na Performance.
-
Exercícios de fixação, revisão de conceitos, exemplos do mundo REAL não apenas teórico, discussão de cases.
|
Áreas de interesse |
|
Administradores de Banco de Dados e Analistas de Aplicação em ambiente SQL |
Pré-requisitos |
|
MFTB02 , MFTD03 |
Duração |
|
4
dias
|
Observação |
|
Curso com Laboratório Prático
|
« Clique aqui para voltar
|
|
|
|
|