Este curso aborda por agradáveis 32 horas, o design e a arquitetura do z13/z14 e também do zNEXT. O motivo de tal estudo, não é a vontade diletante de aprender apenas por aprender. Não, esse entendimento vai fazer com que o aluno seja capaz de tornar o z13/z14 mais eficiente (menos tempo de PU para os mesmos programas) que o seu antecessor zEC12. E também o zNEXT mais do que o z13/z14, e assim pelo futuro a dentro. Isto é, o tempo das Melhores Práticas, ou da melhor qualidade, está de volta ou seja:
· Programas menores e mais eficientes no consumo de CPU
· Opções do z/OS e seus subsistemas customizadas à carga do cliente
· Configurações de hardware que evitem gargalos
Por que? Porque o GHz das novas máquinas tendem a ser menores que as anteriores, isto é, a tecnologia não mais nos ajuda para criar processadores de maior capacidade. A explicação tem a ver com a termodinâmica. Importante notar que tal fato ocorre em todas as plataformas, englobando INTEL, RISC, DS8000 Power RISC e quem mais vier.
Em suma, o z13/z14 tem que ser ajudado para que consiga entregar 12% (PCI de 1700 para 1512) de melhor desempenho do que o zEC12. E este curso produz muitas dezenas de recomendações customizadas para o seu ambiente, que irão prover tal ajuda. Isso quer dizer economia de MSUs e melhor desempenho...
Mas como atingir tais objetivos?
A resposta está na formula abaixo, onde para cada fator (multiplicando), quanto menor, melhor.
PU TIME = (1/GHz) * CPAI * PATH_LENGTH
Para reduzir o CPAI (número médio de ciclos por instrução), as recomendações melhoram o uso do: Caching, Pipeline, e DAT Translation.
Para reduzir o PATH-LENGTH (número total de instruções executadas) as recomendações sugerem o uso de instruções mais poderosas nos programas executados.
Então, a quem este curso interessa?
Todos z/OS System Programmers, ou programadoes (Assembler, CCOBOL, JAVA) e de outras plataformas.
Também, os programadores dos produtos, como: z/OS (PL/X), SMS, CICS, DB2
|